Página Inicial | Contactos | English

Sobre Nós | Literacia-Mulheres-Liderança | Desenvolvimento e Qualidade de Vida | Saúde | Centro de Documentação e Publicações | Links

 

Introdução ao programa

Workshop Streetcornerwork 2 - Agentes Comunitários e Equipas de Rua: Estratégias de Intervenção

Ciclo de Conferências A Dimensão do Cuidar na Re-significação do Espaço Público com Maria de Lourdes Pintasilgo em Fundo

Workshop Streetcornerwork 1 - Agentes Comunitários e Equipas de Rua: Entre Presença e Intervenção

Seminário Sociedade Civil, Empresas e Biodiversidade

Seminário Pensar o Futuro

Documentos de Maria de Lourdes Pintasilgo sobre esta temática

Links

Programa: Desenvolvimento e Qualidade de Vida

Introdução ao programa

Este programa apresenta contornos bastante vastos, o que se por um lado pode parecer uma desvantagem, por outro é uma vantagem, porque permite enquadrar nele, projectos e iniciativas, muito variados, que tenham a ver com a missão das fundações que é estarem atentas às necessidades da sociedade, procurando encontrar respostas para constrangimentos nela patentes.

Na sua intervenção a Fundação Cuidar O Futuro procura ter subjacente a teoria do Cuidado, enfoque sublinhado por Maria de Lourdes Pintasilgo, que de uma maneira simples se pode definir "como estar atento à coisas, aos acontecimentos, às pessoas, à sociedade e à natureza". Há obviamente uma fundamentação filosófica que não cabe aqui desenvolver.

Outro enfoque vai de par com a defesa de uma concepção de desenvolvimento, oposto à perspectiva meramente economicista, e que assenta no conceito englobante de Qualidade de Vida.

A Fundação vincula-se à noção de que a Qualidade de Vida numa sociedade exige, que se ultrapasse para toda a população o nível da mera sobrevivência; que se considerem como imperativos os instrumentos jurídicos internacionais; que se cumpram os direitos objectivos e universais, (cívicos, políticos, sociais, económicos e culturais, ratificados por quase todos os países nos tratados internacionais), ao mesmo tempo que se trabalha para a satisfação de condições subjectivas e diversificadas.

É nesta óptica do desenvolvimento/qualidade de vida e face a uma conjuntura com fortes índices de descompensação social e de grandes dificuldades em numerosos segmentos da nossa sociedade, que a Fundação Cuidar O Futuro procura trabalhar.

A este propósito pode ser consultado o projecto de investigação-acção Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas que a Fundação concebeu e que está a operacionalizar.

A realização de debates e seminários são contextos onde a Fundação procura a abordagem de temas da actualidade, ao mesmo tempo que a ocasião deverá permitir a evocação do legado intelectual de Maria de Lourdes Pintasilgo, retomando problemáticas sobre as quais trabalhou e reflectiu.

São momentos de informação, de divulgação de pensamento, de enunciado de novos princípios que postulem um novo exercício do poder político, económico, social, cultural e ambiental.

A este propósito pode ser consultado o projecto Mulheres, Ética e Espaço Público.

A primeira iniciativa deste projecto é o Ciclo de Conferências A Dimensão do Cuidar na Re-significação do Espaço Público com Maria de Lourdes Pintasilgo em Fundo e está em construção o ciclo de debates Cuidar a Democracia, Cuidar O Futuro, a ter lugar em Janeiro de 2010.

Vale a pena evocar aqui também o Seminário Pensar o Futuro, já realizado em 2005, porque foi de grande importância para a Fundação, uma vez que nele se inventariaram e perspectivaram alguns desafios para a acção desta instituição, que estão agora em curso.

 

© FUNDAÇÃO CUIDAR O FUTURO
Rua Luciano Cordeiro nº 24, 6º A e B, 1150-215 Lisboa, Portugal. Telefone: 213 149 206 Fax: 213 142 514 E-mail: info@fcuidarofuturo.pt